Water Cooler ( by Frederico Barros )

O Water Cooler surgiu devido a deficiência encontrada nos air cooler, isso porque o ar é um péssimo condutor de calor. Para exemplificar essa deficiência, basta dizer que a água tem uma condutividade térmica 24 vezes maior que o ar.

O water cooler consiste em retirar o calor gerado pelo semicondutor (processador) por meio dá água e não do ar, como é feito nos air cooler. O water cooler começou a ser usado pelos amantes do Overclock, já que com o sistema de air cooler não é possível obter grandes overs.
Peças básicas do sistema de Water Cooler:

Water Block - É a peça que fica sobre o processador. É ela que vai trocar calor com o processador e com a água, ou seja, o processador esquenta o block e a água esfria o block, mantendo assim o processador em uma baixa temperatura;

Radiador - Ele é o responsável pelo resfriamento da água quente que vem do block;
Bomba - É a responsável pela circulação da água, fazendo assim ela passar pelo block e pelo radiador;

Reservatório - É um opicional. Como o nome já diz, é um reservatório de água.

Vamos ver detalhes de cada uma das partes acima citadas:

WATER BLOCK

Está é a principal peça do sistema e também a mais difícil de ser encontrada, principalmente no Brasil. Encontrar um block importado é muito raro devido ao seu alto preço. Fabricação nacional ainda é muito baixa devido aos altos custos de produção e a baixa procura.

Um bom water block deve ser de cobre, já que este é um excelente dessipador de calor, pois ele absorve o calor com rapidez e também o libera com rapidez, sendo isso o ideal. Os blocks de alumínio são bons, mas os de cobre são muito melhores.

A entrada e saída de água em um water block devem ter no mínimo 3/8", sendo o ideal 1/2"

Tipos de water block:

Ocos: São caixas de cobre, no formato de paralelepípedos. Esses blocks permitem um grande fluxo de água, porém seus resultados não são dos melhores.

Cross-drilled: São paralelepípedos com pequenos canais de um lado ao outro, sendo que a água passa por eles. Não são muito comus.

Maze: São os mais comuns e os que obtem melhor rendimendo.

Como a tradução da palavra já sugere, maze=labirinto, esse block tem forma de labirinto. Esse é o tipo de block comercializado pela Water Cooler BR.

RADIADOR

Este é o responsável pelo resfriamento da água. Existe em muitos tamanhos, mas os mais comercializados no exterior são os de 120x120mm, já que são mais fáceis de adaptar no interior do case. No Brasil ainda não contamos com estes radiadores, sendo assim, muitos optam por adaptar radiadores automotivos, mas na sua maioria ficam do lado de fora do case devido ao seu tamanho.

Já os radiadores externos têm como vantagem o tamanho, já que eles irão resfriar muito mais fácilmente a água, além de não colocar ar quento dentro do case.

BOMBA

A bomba é o coração do sistema de Water Cooler. Não vale a pena econimizar na hora da compra, pois uma bomba queimada normalmente é associada a um novo processador.Pode-se usar bombas a partir de 600l/h, sendo o recomendável para bons resultados uma de 1200l/h.

RESERVATÓRIO

É utilizado principalmente para retirar o ar do sistema, visto que o ar na mangueira pode chegar ao block e assim comprometer o sistema de resfriamento. A idéia é simples, todo o ar que tiver no sistema fica preso no reservatório, já que o ar é mais leve que a água ele fica na parte superior do reservatório, naõ voltando assim para a mangueira.

O reservatório é também utilizado para encher e esvaziar o sistema, já que o sistema é fechado.

LÍQUIDO

Water = Água, mas não qualquer água.
NUNCA coloque água da torneira em seu sistema de Water Cooler, pois a água da torneira tem muito cloro e irá corroer as borrachas e o block.
Sempre use ÁGUA DESTILADA e se possível adicione 30% de adtivo para radiadores, isso mesmo, aditivo usado em radiador de carro.

TEMPERATURAS SUB-AMBIENTE

CONDENSAÇÃO, esse é um dos maiores medos dos iniciantes em water cooler. Mas é fato, num sistema normal de water cooler NÃO HÁ RISCO DE CONDENSAÇÃO.

A condensação só ocorre quando o ar entra em contacto com uma superfície mais fria do que ele. Quando isso acontece, a água que está no ar em estado gasoso passa ao estado líquido, ou seja, condensa-se.

A condensação depende de 3 variáveis: humidade relativa do ar, temperatura do ar e temperatura do block.

Segue uma tabela de referência:



MANUTENÇÃO

Um sistema bem montado é para durar anos sem a necessidade de manutenção.Caso se note algum tipo de corrosão ou formação de algas, dai sim é necessária uma revisão geral no sistema.

CONCLUSÃO

Pessoal essa foi uma breve esplanação sobre Water Cooler. O texto acima é super BÁSICO, mas para quem não conhecia nada sobre o assunto já dá para ter uma leve base.
Para montar o seu sistema tenha muita paciência e atenção, pois esse trabalho não aceita erros.

Artigo by Frederico Barros

0 comentários: