Refrigeração Líquida - Part II ( by Paulo Couto )

Conhecendo os blocks ou waterblocks
Em uma definição simples, o block, ou waterblock como também é conhecido, é a peça que faz contato com o ponto de calor, seja ele uma CPU, uma placa de vídeo ou um northbridge, e tem como função transferir esse calor para a o fluído que circula no sistema, mantendo a temperatura desse ponto de calor o mais próximo possível da temperatura do fluído que está entrando no block.

Muitos desenhistas de blocks esquecem dessa simples definição em seus projetos: um block bom tem que esquentar a água mantendo seu corpo o mais próximo possível da temperatura do fluído que ele recebe. Estou repetindo de propósito, porque esse erro é banal. Já tivemos a oportunidade de testar blocks que mal aqueciam a água, e tinham tanta massa que absorviam grande parte do calor, sem transferi-lo para o fluído.

Outra característica dos blocks é a restrição ao fluxo de água. Todo block, na verdade todo componente do sistema, exerce algum tipo de restrição ao fluxo de água. Quanto maior a restrição, maior será a necessidade de potência da bomba para que o fluxo se mantenha dentro do valor desejável. É nesse ponto que encontramos o primeiro ponto de discórdia entre os projetistas, e que vão determinar conjuntos de bombas e radiadores completamente diferentes de acordo com a opção de block escolhida. A essa restrição damos o nome de Pressure Drop ou queda de pressão.

Vamos analisar rapidamente dois modelos clássicos produzidos pelo australiano Cathar, um dos muitos amadores que hoje comercializam seus blocks, e que é adepto dos blocks muito restritivos.



O block LRWW foi o primeiro a inovar nos conceitos que norteavam os blocks amadores. Hoje há soluções melhores.


Little River White Water – Ou “pequeno rio de águas claras”, que seria a tradução do conhecido LRWW. A idéia por trás desse block é criar uma restrição muito forte bem em cima do “die” do processador, e expulsar a água por micro canais laterais com grande velocidade, reduzindo a temperatura do block exatamente onde mais interessa, naquele pequeno ponto central que faz contato com o processador. Aliás, é bom que se diga, os micro canais são rasgados no cobre da base a uma profundidade tal que sobram apenas um milímetro de cobre entre a água e o núcleo do processador.




Com essa técnica se consegue temperaturas muito baixas, as mais próximas possíveis da temperatura do fluído na entrada do block, mas será necessária uma bomba de potência mais elevada capaz de vencer essa resistência mantendo o fluxo em um nível elevado. Veremos mais a frente, quando analisarmos as bombas, que os modelos de bomba de maior potência dissipam mais calor na própria água, e por isso será preciso um radiador maior, capaz de dissipar o calor gerado pela CPU e pela bomba, antes de chegar novamente na entrada do block.

São necessários três tubos, um para entrada de água de água e dois para o seu escoamento, uma de cada lado do block. Seu ponto fraco é que precisa de uma bomba com pressão de 4 metros de coluna d'água e pelo menos 1000 GPH (galões por hora) para atingir o aclamado 0.18 C/W (coeficiente de dissipação) afirmado na sua divulgação. Não é mais fabricado, foram feitas apenas 160 unidades e seus direitos foram vendidos para a DTek que modificou o projeto para adequar a bombas de menor pressão, e piorou consideravelmente sua performance.

O Cascade é outro modelo desenvolvido pelo Cathar que segue a mesma lógica, e consegue ser melhor do que o LRWW se a bomba for ainda mais potente. A idéia é um “chuveiro” muito pequeno com micro tubos onde cada um deles injeta água em um pequeno poço cavado no cobre, que fica bem no centro do block, a um milímetro do “die” do processador. A água é injetada nesse poço a uma velocidade incrível e sobe pelas suas laterais, para em seguida ser conduzida para o canal de saída. O principio é o mesmo do LRWW, ou seja, promover uma aceleração no fluxo de água exatamente aonde mais interessa e fazer essa água passar muito próximo do processador. O Cascade é ainda mais restritivo ao fluxo do que o LRWW, e por isso talvez não tenha feito tanto sucesso. Seu desempenho é fantástico com bombas de altíssima pressão que custam uma fortuna e são difíceis de instalar em um gabinete. Com bombas baratas e de baixa pressão, seu desempenho é horrível, motivo de críticas agressivas por parte de seus clientes. Os primeiros protótipos tinham também três tubos, mas o desenho foi modificado para operar com apenas dois tubos, um no centro e outro em uma das extremidades.





O Cascade é a evolução do LRWW, mas não deu muito certo...





O conceito do "chuveiro" sobre o centro do block até é interessante, mas restringe demais o fluxo e por isso requer bombas muito fortes para mostrar seu valor. Com bombas fracas seu desempenho é medíocre.









Os vales por onde os jatos do "chuveiro" são contidos provocam uma redução de temperatura a apenas um milimetro do die do processador, localizado abaixo dessa placa.

Há outros blocks no mercado que seguiram esse mesmo principio, com desenhos parecidos ao do LRWW, como o Danger Den RBX, ou como o Slit Edge, produzido pela BeCooling, uma loja americana.







Acima o Danger Den RBX desmontado.
Autor : Paulo Couto

0 comentários: