Refrigeração de HD's ( by PQDT85 )

Garimpando entre as revistas que costumamos ler, encontramos esta excelente matéria sobre refrigeração de Hds, publicada na PC&CIA nº 17, na coluna Hardware – Manutenção de PC – Baixando a temperatura dos Hds.

A primeira coisa a se fazer é caprichar na instalação elétrica e mecânica do HD. Uma boa fonte, que não apresente variações superiores a 5% nas tensões de 5 e 12 volts, é indispensável, ou seja, no caso de 5 v, a corrente deverá ficar entre 4,75 v a 5,25 e no de 12 v, entre 11,4 v e 12,6 v.
Outra coisa importante é evitar usar o cabo de alimentação que vai para o HD para outras finalidades como fans, etc. Ele deve ser exclusivo do HD.
Também importantíssimo, do ponto de vista mecânico, a ponto de ser recomendado pelos fabricantes, é a fixação do HD com os quatro parafusos bem presos ao gabinete. Os HDs mais comuns possuem um motor elétrico que gira a 5400 rpm. Isso é quase duas vezes a rotação de uma furadeira comum! Toda a vibração causada pode seguramente gerar danos se o HD não estiver bem preso. Imagine os HDs de 7200 rpm, ou mais...
Quanto à posição de instalação, recomenda-se que sejam colocados na vertical ou na horizontal, nunca inclinados.

Agora o assunto que talvez mais preocupe os usuários: a temperatura.
Existem várias maneiras de se gerar calor, mas as atividades mecânicas e elétricas são as principais. Um HD gera caloria tanto pelo movimento de seu motor elétrico, quanto pela atividade eletrônica implícita. Em certos níveis, esta dissipação térmica é normal. Em níveis elevados, é prejudicial, tanto ao dispositivo, quanto aos demais componentes dentro do gabinete.
Uma boa maneira de medir a temperatura do HD é usando o programa DTEMP, que pode ser baixado gratuitamente em http://www.private.peterlink.ru/tochinov/download.html. Este pequeno e útil aplicativo informa a temperatura do HD e o status do SMART(Self Monitoring Analysis Reliability Technology), que sugere o momento da troca do HD. Alguns modelos de Hds não suportam este sistema de monitoramento de temperatura. A seguir, temos de conhecer as temperaturas máximas de operação dos principais Hds no mercado. Veja a tabela a seguir:

Disco Rígido Temp.
Samsung série P40-Feito no Brasil-7200 rpm 55 ºC
Samsung série V40-Feito no Brasil-5400 rpm 55 ºC
Maxtor Diamond Max Plus 7200 rpm 60 ºC
Maxtor Diamond Max Plus DX 740X 7200 rpm 55 ºC
Western Digital Caviar WD2000BB-7200 rpm 55 ºC
Western Digital Caviar WD1200AB-5400 rpm 55 ºC
Seagate Barracuda ATA e SATA-7200 rpm 60 ºC
Fujitsu MPG3 AH-E-7200 rpm 55 ºC

Como não há variação significativa, tomemos por base a temperatura máxima de 55º C, para nossa avaliação.

Instalado o DTEMP, verifica-se a temperatura clicando-se com o botão direito do mouse sobre o ícone ao lado do relógio, na barra de tarefas; no menu, seleciona-se “show setup window”; na janela que se abre, ajusta-se a temperatura do alarme em 54º C, um grau a menos que o limite; clica-se em OK e espera-se o resultado. Se o alarme não disparar, tudo certo. Caso contrário, vamos trabalhar!

A primeira coisa a fazer é escolher um bom gabinete FULL ATX (acesse http://www.farmfactors.org/ para maiores informações sobre padrões de gabinetes) com, pelo menos, quatro baias de 5,25” e outras tantas de 3,5”. O amplo espaço interno proporcionado por estes gabinetes facilita a circulação e renovação do ar, o que contribui para a queda da temperatura do HD. Vale lembrar que o correto posicionamento dos componentes no interior do gabinete, a arrumação dos cabos e a instalação de ventoinhas adicionais são fatores determinantes no resfriamento do conjunto como um todo. A fonte deve estar localizada na parte alta e traseira do gabinete. Os drives de CD também devem ser posicionados na parte mais alta do gabinete, já que geram considerável quantidade de calor, o que aquece o ar, que tende a subir. Nesta posição, representam menor obstáculo à circulação do ar.

Evite os gabinetes AT, pois são deficientes na dissipação térmica.

Ao instalar mais de um HD, faça-o deixando um espaçamento entre ele, o outro HD e o floppy drive, para melhor circulação de ar. Pela ordem das posições de instalação, coloque o HD master embaixo e o slave acima. Isto porque geralmente estes gabinetes full atx possuem um fan(ventoinha) auxiliar colocado atrás do painel frontal, bem na altura dos Hds, admitindo ar frio do exterior e jogando-o sobre o HD; com o HD master embaixo, ele fica bem na frente do maior fluxo de ar vindo da ventoinha. Caso seu gabinete não possua esta ventoinha, é importante e barata a sua instalação. Para saber mais sobre a correta instalação de ventoinhas consulte o artigo Dimensionando fans no gabinete, de autoria de Rogerio Kanno.

Outra providência que ajuda a baixar a temperatura é habilitar no SETUP o sistema de gerenciamento de energia. Quando se tem mais de um HD, este sistema desliga o que não estiver sendo utilizado, o que resulta e menos aquecimento interno do gabinete, ajudando a baixar a temperatura.

A utilização de flat cables(cabos fita) de 80 vias também ajuda a baixar a temperatura, pois transmite mais dados em menos tempo, resultando em menor atividade do HD e menor aquecimento do mesmo. Resultados ainda melhores podem ser obtidos com cabos de seção cilíndrica, ou rounded cables.

Parece que não temos mais o que fazer, não? PARECE, mas temos sim. Uma solução simples e barata, mas de grande impacto, é a instalação de dissipadores de calor junto aos Hds. Sugerimos a utilização de chapas de latão, cobre, alumínio ou outro metal semelhante e capaz de receber e dissipar o calor gerado pelo HD. Estes metais são tradicionalmente usados para estes fins na indústria eletrônica e podem ser encontrados em qualquer equipamento eletrônico. Adquira em casas especializadas dissipadores usados na dissipação térmica de transistores de potência. Mas você pode usar qualquer dissipador à mão, até mesmo aqueles de velhos coolers de 486 e Pentium, ou mesmo de fontes desativadas. Fixa-se os dissipadores nas laterais do HD, por fora das baias de 3,5”, usando parafusos de mesma bitola dos tradicionais usados para fixar o HD, mas um pouco mais compridos. Aplique um pouco de pasta térmica entre o suporte do HD(baia) e o dissipador para assegurar a transferência de calor.

Nesta mesma linha, existem os ventiladores para HD, compostos geralmente por um par de ventoinhas arranjados num suporte que pode ser fixado sobre o HD, que também auxiliam na diminuição da temperatura.

Além destas dicas que, a nosso ver, são as mais corriqueiras, pode-se otimizar a utilização do HD através da correta formatação e particionamento do mesmo, como forma de diminuir a excessiva atividade do disco. Isto é especialmente recomendado quando da instalação de um HD novo, mas nada impede que seja feito com seu HD atual. IMPORTANTE: a realização destes procedimentos irá provocar a perda de seus dados. Logo, faça backup do que for relevante!

Devemos criar uma partição exclusiva para o arquivo e troca do Windows(win386.swp para Win 9x e pagefile.sys para 2000 e XP) no tamanho de 350MB a 500 MB, no sistema FAT16, que é mais rápido por possuir uma tabela FAT e estrutura de formatação mais simples, sendo limitado principalmente na quantidade máxima de cluster, de 65.535. Use o fdisk para fazê-lo. Em seguida cria-se uma partição primária grande e depois uma partição estendida com 350 a 500 MB. Em seguida, cria-se uma unidade lógica(“d”, “e”, “f “...) com o tamanho da partição estendida, já que a partição primária será a unidade lógica padrão, geralmente “c”. Não se esqueça que a partição primária é todo o conteúdo líquido do HD, menos o valor atribuído à partição estendida(350 a 500MB). Formate as partições e instale o Sistema Operacional.

O próximo passo é alterar as configurações do arquivo de troca. Acesse Meu Computador > Desempenho > Memória Virtual > na caixa de seleção, aponte para o drive(unidade lógica) que representa aquela partição de aproximadamente 350MB > em Tamanho Mínimo atribua 350MB > em Tamanho Máximo, também 350MB > OK > o sistema dará um alerta. Mantenha a alteração e reinicie o computador.

Depois de reiniciar, verifique se o arquivo de troca está realmente na partição de 350 MB.

Reservar uma partição exclusivamente para o arquivo de troca garante que ele não se fragmente, assegurando menos atividade no disco e, conseqüentemente, menos aquecimento.

No entanto, há um efeito colateral nesta alteração: o Windows ficará mais rápido e estável!
Ótimo, não?

Para finalizar, sempre recomendamos verificar a quantidade de memória RAM, já que a falta dela implica mais uso do HD, pois os programas acabam utilizando a memória virtual para serem executados e esta memória virtual está justamente no HD. Portanto, uma boa quantidade de memória RAM disponível vai aliviar o HD de mais esta tarefa.

Boa sorte!

0 comentários: